Paris Vision

GLAUCOMA

COMO PREVENIR O GLAUCOMA | postado em 26/05/2021

Olá internautas!

Hoje nós vamos falar sobre  saúde, mais especificamente sobre o  glaucoma.

O glaucoma é a condição ocular que mais causa cegueira irreversível no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, estima-se que mais de 1 milhão de pessoas sofrem com essa condição só no Brasil.

Assim, com o objetivo de conscientizar e alertar as pessoas sobre a prevenção e o combate ao glaucoma, surgiu o Maio Verde. A campanha Maio Verde acontece no dia 26 de maio e leva muitas pessoas ao entendimento sobre a importância do diagnóstico precoce do glaucoma. Por isso, nós preparamos este conteúdo mostrando os impactos do glaucoma no Brasil e no mundo.

Então, continue lendo e descubra como prevenir o glaucoma!

O impacto do glaucoma no Brasil e no mundo

Caracterizado por alterações anatômicas na região do ângulo da câmara anterior que impedem a transmissão dos estímulos para o cérebro, o glaucoma ocasiona lesões permanentes nas fibras do nervo óptico devido à pressão intraocular.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que 64 milhões de pessoas em todo planeta têm alguma forma de deficiência visual ocasionada pelo glaucoma. Deste número, 6,9 milhões sofrem com dificuldade de visão moderada, grave ou total (cegueira), que são consequências das manifestações mais graves do problema. 

No Brasil, uma pesquisa de 2019, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que mais de 6,5 milhões de habitantes têm algum problema visual, dentre os quais 600 mil são cegos. 

Causas e fatores de risco

Alguns fatores podem favorecer o desenvolvimento da doença no decorrer dos anos. Entre eles estão:

o Pessoas com mais de 40 anos ou idade mais avançada;

o Indivíduos com histórico de glaucoma na família;

o Problemas de visão: alto grau de miopia, tumores intraoculares, traumas e frequente descolamento de retina ou inflamações;

o Condições médicas: diabetes, problemas cardíacos, hipertensão e hipertireoidismo;

o Uso prolongado de medicamentos com corticoide;

o Pessoas de origem africana ou asiática.

Sintomas do glaucoma

A maioria das pessoas não apresenta sintomas, mas com o passar dos anos e se não tratado devidamente, o paciente com glaucoma tende a ter a visão periférica prejudicada. Porém, em casos mais avançados, a visão central também é afetada e pode evoluir para a cegueira.

Além disso, os sintomas podem variar conforme os tipos da patologia, como o glaucoma de ângulo fechado, por exemplo, causa:

o Perda da visão lateral intermitente;

o Visão embaçada;

o Olhos vermelhos;

o Dor súbita;

o Aparência de inchado;

o Náuseas e vômitos (em alguns casos).

Em crianças com alguns meses de vida, o tipo congênito tende a por exemplo aumentar a nebulosidade na parte frontal, causar olhos vermelhos, aumentar a lacrimação, a fotossensibilidade e a impressão de um olho maior que o outro.

Então, ao notar algum dos sintomas acima ou se tiver a mínima suspeita da doença, procure um médico o quanto antes.

Agora, continue lendo e descubra como prevenir o glaucoma!

Prevenção do glaucoma

A  melhor maneira de prevenir o glaucoma é fazendo o exame oftalmológico anualmente, com a medida da pressão ocular. 

Quem é diagnosticado com a doença, apesar de ter que fazer o tratamento, na maioria das vezes à base de colírio, para o resto da vida, evita a progressão da doença e a cegueira irreversível. 

E você, está com seu exame em dia? 

Chat, fale conosco

Carregando..
Receba todas novidades
Diretamente no seu e-mail
Formas de Pagamento
Segurança e Certificação

Eduardo Freitas Carvalho EPP. CNPJ: 26.149.836/0001-46. © 2016 - 2024. Óticas Paris Vision

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar