Paris Vision

ENTENDA AS PRINCIPAIS DOENÇAS OCULARES QUE PODEM PREJUDICAR NOSSA VISÃO

VISÃO | postado em 06/09/2021

Olá Internautas!

Muitos clientes nos perguntam sobre as doenças oculares e acham que são somente os erros de refração (miopia, hipermetropia etc) que são classificados como prejudiciais, e não é bem assim. Então hoje vamos explicar um pouquinho de cada doença que pode prejudicar nossa visao.

Bom, antes de tudo, as doenças oculares são problemas oftalmológicos provocados por inúmeros motivos, desde causas genéticas até a hábitos e estilos de vida. A médio e longo prazo podem causar, entre outras coisas, dificuldade na visão e até mesmo, em casos mais graves, a cegueira.

As principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos feitos no Brasil pelos oftalmologistas, são:

· Catarata.

· Glaucoma.

· Conjuntivite.

· Retinopatia diabética.

· Degeneração macular relacionada à idade.

· Erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada).

Vamos explicar um pouco mais sobre elas:

Catarata

É caracterizada pela opacidade do cristalino, que pode levar à diminuição da visão. É responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

O diagnóstico é clínico, realizado durante consulta oftalmológica e o tratamento é basicamente cirúrgico e bastante eficaz.

Glaucoma

É causado por lesão do nervo ótico, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular, e levando à perda progressiva do campo visual. Está relacionado ao envelhecimento da população, tendo fator hereditário e geralmente não provocando sintomas, até as fases mais tardias da doença.

O tratamento para essa doença ocular é feito inicialmente com colírios que diminuem a pressão intraocular. Tem tratamento, mas não tem cura. Sua incidência vem aumentando, com o agravante de que se trata de doença silenciosa que pode levar a cegueira.

Conjuntivite

Inflamação da membrana que reveste a parte anterior do olho. Pode ser infecciosa, alérgica e química. Se manifesta por vermelhidão, secreção, inchaço das pálpebras e sensação de corpo estranho. Pode ocorrer em qualquer idade.

O diagnóstico é clínico e o tratamento é feito com colírios, os quais podem variar dependendo do tipo (viral ou bacteriana)

Retinopatia diabética

Atinge a retina de pacientes diabéticos. Se manifesta por diminuição da visão de forma progressiva ou subitamente, quando o nível de glicose do diabético fica elevado por muito tempo. Tem um agravante que ela acomete população na fase produtiva da vida.

Para o tratamento, o mais importante é o controle rigoroso da diabetes, por meio da alimentação, atividades físicas e o uso correto dos medicamentos.

Degeneração macular relacionada a idade (DMRI)

É uma doença que ocorre na parte central da retina (mácula), área do olho responsável pela formação da imagem, e que leva a perda progressiva da visão central.

Com o envelhecimento da população está se tornando mais frequente. É indicado a mudança de hábitos, como não fumar, se proteger do sol e manter uma dieta balanceada com complementação vitamínica.

E os famosos erros de refração que atingem grande parte da população mundial:

Miopia – Quando os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.

Hipermetropia - Quando o olho é menor do que o normal, cria uma condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos próximos ao olho.

Astigmatismo - Quando diferentes curvaturas corneanas ou por irregularidades na córnea, formam a imagem em planos diferentes o que ocasiona a distorção.

Presbiopia - Também chamada de “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade para enxergar de perto e de longe.

Conseguiram entender melhor sobre as doenças oculares?

Por todos esses riscos que sempre reforçamos a importância de manter suas consultas em dia com o oftalmologista. O tratamento precoce pode resolver a maior parte dos casos!

Se ficou com alguma dúvida é só nós chamar aqui. Será um prazer ajudá-los 

Chat, fale conosco

Carregando..
Receba todas novidades
Diretamente no seu e-mail
Formas de Pagamento
Segurança e Certificação

Eduardo Freitas Carvalho EPP. CNPJ: 26.149.836/0001-46. © 2016 - 2024. Óticas Paris Vision

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar