Paris Vision

A HISTÓRIA DO ÓCULOS DE SOL

Da antiguidade para a modernidade | postado em 04/12/2020

A história do Óculos de Sol 

Vocês já sabem que somos apaixonados por óculos. E essa nossa paixão já dura 18 anos. Nós da Paris Vision trazemos hoje em nosso blog um pouquinho sobre a história dessa peça indispensável nos looks mais modernos e antenados. Vamos falar da origem dos óculos de sol.

Por mais incrível que possa parecer, a origem do que hoje chamamos de óculos solar remonta a pré-história. Sim, do tempo dos homens das cavernas. Mas, no caso específico, do "homem das neves" (g.n). Porque os primeiros modelos de óculos foram construídos pelo povo inuíte, durante a Pré-História, para amenizar os efeitos da luminosidade do sol que incide sobre a neve. Na região dos olhos, havia pequenas fendas para que a pessoa pudesse enxergar para onde estava indo.

Eram feitos de madeira, osso, marfim ou tiras de baleia, claro, não existia o vidro ainda!! Mas ainda assim são considerados os primeiros óculos de sol usado pelo homem. Simples, mas funcionais. Era essa a ideia, enxergar, mas ter o mínimo de luminosidade externa que pudesse afetar a vista nas funções do dia a dia daquele povo. É difícil acreditar, não é mesmo?

A história conta que Nero, no século I, já usava lentes escuras verdes para assistir às lutas dos gladiadores, provavelmente feitas em esmeralda cortadas ou, segundo Miguel Giannini, do Museu dos Óculos Gioconda Giannini, “a lente de Nero provavelmente era de vidro. Óculos de sol feitos de vidros planos de quartzo esfumaçado, que não ofereciam poderes corretivos, mas protegiam os olhos do clarão, foram usados na China no século XII ou possivelmente antes. Documentos antigos descrevem o uso desses óculos de sol de cristal por juízes dos antigos tribunais chineses para ocultar suas expressões faciais enquanto interrogavam testemunhas”

Já os óculos como conhecemos hoje tem sua primeira aparição, digamos assim, na Alemanha no século XIII, os relatos contam que ainda eram pesados e desconfortáveis. Somente no século seguinte que os franceses, tinham que ser eles, a elite da moda, que introduziram um novo design e o nome de pince-nez (pinça de nariz), porque ficava preso na ponta do nariz.

O modelo com duas hastes laterais, como os atuais, surgiu apenas no século XVII e, até o século XX, eram feitos sempre com lentes verdes. Na década de 60, esse cristal, pesado, foi substituído pelo acrílico e pelo policarbonato. As lentes coloridas tornaram-se moda na década de 70. Hoje, as mais usadas são verdes, marrons, cinzas e pretas, que absorvem mais de 80% da luz solar.

No início dos anos 20, o uso de óculos de sol começou a se espalhar, principalmente entre as estrelas de cinema. Óculos de sol baratos produzidos em massa e feitos a partir de celulóide foram produzidos pela primeira vez por Sam Foster em 1929. Foster encontrou um mercado pronto nas praias de Atlantic City, Nova Jersey, onde começou a vender óculos de sol com o nome de Foster Grant. Em 1938, a revista Life escreveu sobre como os óculos de sol eram uma "nova moda para usar nas ruas da cidade ... uma afetação favorita de milhares de mulheres em todo os EUA". Os óculos de sol polarizados foram disponibilizados pela primeira vez em 1936, quando Edwin H. Land começou a fazer lentes com seu filtro Polaroid patenteado. Em 1947, a Armorlite Company começou a produzir lentes com resina CR-39.

Por fim, depois de tanta curiosidade com nomes e datas, não podíamos deixar de falar sobre os benefícios dos óculos solar. Um óculos de sol de boa qualidade deve bloquear os raios UVA, UVB e UVC, que podem atingir os olhos, favorecendo o surgimento de lesões ou doenças oculares, como a catarata e o envelhecimento prematuro. Um óculos de sol de má qualidade pode causar o efeito inverso, não protegendo contra os raios ultravioleta e ainda dilatando as pupilas, fazendo com que a exposição aos raios solares seja ainda maior.

De acordo com o CBO – Conselho Brasileiro de Oftalmologia - Para proteger sua visão é fundamental o uso dos óculos escuros com filtro UV. Isso mesmo, mais do que um acessório de beleza, este amiguinho vai proteger sua visão da ação nociva destes raios, agindo como uma espécie de filtro de luminosidade. Muito mais do que questão de estética, eles funcionam como espécie de filtro dos raios ultravioletas e trabalham na proteção de sua visão, além de ser um ótimo complemento da proteção solar usada na pele, evita o envelhecimento precoce, diminui o risco de catarata e de outras doenças oculares.

Procure sempre um oftalmologista para cuidar da saúde dos seus olhos e para que ele possa fazer a recomendação certa das suas lentes.

Evite comprar óculos sem proteção adequada, exija a garantia de qualidade e do fabricante.

Nos vemos por aqui.

#equipeparisvision

Fontes: wikipedia.org, mdig.com.br

Chat, fale conosco

Carregando..
Receba todas novidades
Diretamente no seu e-mail
Formas de Pagamento
Segurança e Certificação

Eduardo Freitas Carvalho EPP. CNPJ: 26.149.836/0001-46. © 2016 - 2024. Óticas Paris Vision

commerceplus-logo
Chame no WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, desempenho e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Continuar